sexta-feira, 16 de junho de 2017

ENTREVISTA


Fonte: http://www.racecomunicacao.com.br
Entrevistamos a Sra. Belinha, (nome fictício), 85 anos, que vindo do Estado de Sergipe, encontrou na Avenida General San Martin o local ideal para viver há 55 anos. Ela nos disse que inicialmente a avenida não tinha asfalto, era barro e a linha do bonde dividia a rua. Os bondes passavam pela Calçada, Ribeira e Baixa dos Sapateiros, depois, asfaltaram as vias e vieram os ônibus. Só existia uma empresa que operava os ônibus, e voltavam da Boa Viagem. Com o tempo, foram aparecendo outras empresas e foi melhorando. Quanto ao comércio, moravam poucas pessoas no local, o comercio era pouco, tinha uns dois açougues, uma biboquinha na esquina, onde se vendiam tudo, um depósito de carvão, porque muita gente os utilizava para cozinhar. As pessoas compravam quase sempre carne no Retiro, onde o comércio era forte, vindo gente de lugares distantes para comprar carne e vísceras de boi. Depois, foram surgindo bares, materiais de construção, vieram novos moradores, novas construções de casas e comércios. Atualmente, se encontra o que se precisa nesta avenida, e o comércio mais forte é o de material de construção. Quanto a violência, esta é muito grande. Naquela época não tinha ladrão como hoje, e os que apareciam se vestiam de saia, imitando uma mulher para roubar galinha.


ENTREVISTA NA ÍNTEGRA


Entrevista realizada com a senhora Odete Santos da Apresentação, 85 anos de idade, 14 filhos e muitos netos, segundo a mesma, viúva, moradora da Avenida General San Martin, há 55 anos.

Pergunta: D. Odete, a Sra. nos disse que mora aqui há 55 anos. Anteriormente, onde era a sua residência?
Resposta: Eu morava em Sergipe, depois a minha família decidiu morar aqui na Bahia, em Salvador. A princípio a nossa casa foi no Barro Branco, Fonte do Capim, ambas na San Martin. Agora moro nesta casa que fica numa transversal entre a rua Direta da San Martin e o Curuzu. Aqui moravam poucas pessoas.

Pergunta: Qual o meio de transporte que se utilizava há 55 anos atrás na Av. San Martin?
Resposta: Naquela época não tinha ônibus, não tinha asfalto, era barro e a linha do bonde dividindo a rua. Eles passavam pela Calçada, Ribeira e Baixa dos Sapateiros, depois, asfaltaram tudo e colocaram ônibus, era só uma empresa e os seus ônibus voltavam da Boa Viagem. Ai, com o tempo foram aparecendo outras empresas de ônibus e melhorou.

Pergunta: D. Odete, como funcionava o Comércio na Avenida San Martin?
Resposta: Naquela época, como eu já falei, moravam poucas pessoas aqui, e não tinha muito comércio, tinha uns dois ou três açougues, uma vendinha na esquina, um depósito de carvão, porque muita gente aqui fazia fogo utilizando o carvão para cozinhar. As pessoas compravam quase sempre carne no Retiro, que era o comércio de carne mais forte, onde vinham pessoas de outros lugares para comprar, carne, vísceras, etc.
Depois foi melhorando, aparecendo uns bares, material de construção, as pessoas começaram a fazer casas. Atualmente, se encontra tudo aqui, quando não tem na avenida mesmo, se pode ir na Liberdade, ou Largo do Tanque, que ficam próximos, se pode ir até andando. Tem até posto de Saúde.

Pergunta: Quanto a violência nesta avenida, o que a Sra.  acha de antes e agora?
Resposta: Atualmente está demais. Naquele tempo não tinha ladrão como tem hoje, os que apareciam se vestiam de saia, imitando mulher para roubar galinha.



6 comentários:

  1. Muito interessante como a história do bairro tem contribuições para os bairros. ...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela profundidade e delicadeza. Adorei esta leitura. Muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto! Leitura rica e agradável!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dons Belinha pelos seus 85 anos.Parabéns a vc linda pois a história de San Martin foi um sucesso para a Espanha,um militar que acreditava no valor individual de cada combatente e não se importava com quantidade..Vitorioso e corajoso.Muito bom o seu blog

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Linda pelo seu blog, muto bem estruturado, uma pesquisa enriquecedora sobre seu bairro.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Linda! seu blog está muito bem estruturado, você trouxe a história da Avenida San Martin com conteúdos bastante enriquecedor para agregar aos nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir