sexta-feira, 16 de junho de 2017

AVENIDA GENERAL SAN MARTIN E SUAS PARTICULARIDADES

Avenida General San Martin 
A Avenida General San Martin, constituiu-se como uma via para que os comerciantes de bois os levassem para os matadouros existentes no Largo do Retiro, onde eram comercializados diversos tipos de carnes e vísceras de animais. A sua história está ligada a Liberdade, portanto, a Estrada das Boiadas, é uma avenida ampla, própria para os cavaleiros percorrerem com os seus animais em direção aos grandes centros consumidores. Os meios de transportes inicialmente eram carroça, bonde, marinete, também circulava pequenos veículos, em minoria.  Esta localidade, indo em direção ao Largo do Retiro, se liga com a BR 324, o que facilitava a saída da cidade do Salvador, em busca de novos compradores. Na Avenida General San Martin, havia um dique que era denominado de “ piada”, muito miúdos, mas os garotos os pescava. A população local e das cercanias eram de baixa renda. 
A avenida San Martin é um dos locais de Salvador que mais sofre com a chuva
Fonte: http://atarde.uol.com.br
Naquela avenida, constantemente havia alagamento, o que ainda nestes dias ocorre, a depender da intensidade das chuvas. De acordo com o Jornal A Tarde, cad.01 de 26.07.1966, no dia 25.07, foi inaugurada a Av. San Martin. Em, 10.11.1979, a Avenida reinaugurada, sendo recomendado pelos órgãos competentes, que se fizesse manutenção periódica no sistema de drenagem. Por lá passa um canal e o seu revestimento foi um dos itens mais importantes da obra de recuperação da avenida, pois sem ela jamais se evitariam as inundações da área. Fonte: Diário de Notícias. Atualmente a Avenida General San Martin, é uma via que liga diversos bairros através de veículos coletivos e particulares. Seu comércio local está ligado ao setor de material de construção, ferro velho e peças automotivas.

4 comentários:

  1. Muito legal o blog retratando a história da nossa cidade usando a memória viva nos revelando como era as ruas,os transportes e comércio daquela época parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Excelente pesquisa muito bem organizada. Gostei de saber um pouco mais sobre a San Martin muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Jamais imaginei que a San Martins teria uma história tão rica e importante, parabéns pela pesquisa me fez conhecer mais sobre as histórias que compoem Salvador.

    ResponderExcluir
  4. O mais interessante é que seu bairro tem uma ligação muito forte com o meu bairro de origem. Muito bacana poder conhecer mais sobre essa região. Muitas vezes passamos corriqueiramente pela San Martin, mas se quer imaginamos a riqueza histórica que esse bairro carrega. Parabéns!

    ResponderExcluir