sexta-feira, 16 de junho de 2017

SALVADOR

Olá
Neste blog, faremos um breve relato de fatos que deram origem a bela, antiga e histórica, Cidade do Salvador. Nele, também faremos abordar peculiaridades da Avenida General San Martin, importante via constitutiva para a formação desta Cidade. Visitem! Deixem os seus comentários!

As caravelas dos navegantes portugueses
Fonte: deniseludwig.blogspot.com.br

Importante e cosmopolita, aliás Salvador já nasceu eminente. A embarcação que trazia Pedro Alvares Cabral, era movida a vento e o seu comandante, se beneficiando das correntes que vinham de Cabo Verde, as deixando à deriva, tomaram rumo inesperado, vindo ancorar aqui. A Cidade do Salvador, fundada em 29 de março de 1549, foi escolhida a primeira Capital do Brasil, pela sua posição estratégica e facilidade de comunicação com a província de Portugal, Ásia e África. A sua rota marítima se comunica com o mundo inteiro, facilitando assim, as atividades comerciais e grandes decisões escravocratas. Inclusive, as favoráveis condições materiais, propiciaram aos navegadores portugueses, segurança para as suas embarcações. No século XVIII, Salvador foi a segunda cidade maior do Império, ficando apenas de Lisboa. Em 1763, a capital do estado do Brasil, foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. 
Mapa de Salvador com principais bairros e localidades do território continental

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/subdivisões

Fonte: https://www.google.com.br/maps/place/Av.+Gen.+San+Matin,+Salvador
Acesso em: 15 de junho de 2017
A cidade do Salvador, foi dividida em bairros, avenidas, adaptada a fim de prosperasse de acordo com os padrões dos administradores da época. Contudo os bairros começaram a ser concebidos em 1911, com o estabelecimento de 11 distritos, e outros 5 criados em 1931, todos extintos pelo Decreto-Lei n. 10724/38, transformados em zonas de um único distrito (Salvador), em 1938. Salvador, foi dividida em bairros, avenidas, adaptada a fim de que prosperasse de acordo com os padrões dos administradores da época. Contudo os bairros começaram a ser concebidos em 1911, com o estabelecimento de 11 distritos com outros 5 criados em 1931 e todos extintos pelo Decreto-Lei nº 10.724/38, transformados em zonas de um único distrito (Salvador), em 1938. No ano de 1943, as zonas foram renomeadas para subdistritos pelo Decreto-Lei Estadual º 141/43. A Lei nº 502 de 12 de agosto de 1954, novamente reconfigurou o município estabelecendo 5 distritos. (Salvador, Nossa Senhora das Candeias, Água Comprida, Ipitanga e Madre de Deus) e 20 subdistritos no distrito de Salvador, os quais foram somente modificados com limites definidos e subdivididos em bairros na legislação de 1960. https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivisões_de_Salvador_(Bahia) Acesso em 25 de maio de 2017.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUaSD49SiVeJlT8esgXbeVwe9-SRxL4Q1s0FPmrBiiRB9jBMeFC8rIGFAf6tzonDf2D1ko5ZnPnPmgnyCj3yyn44EIAwI4GjTtPN9DCtyX1DXoKrtbxd8AqVVeyYgX3lsXRVciUcjCGzQA/s1600/boiadas.jpglnms&tbm=i
Acesso em 15.06.2017
Para expandir o comércio e prover as diversas cidades com alimento, foram abertas estradas e a mais famosa era a Estrada das Boiadas, onde passavam bois que vinham do Sul (Vitória da Conquista/Ba.), Montes Claros/MG), e ao norte (Juazeiro/BA) (Petrolina/PE), (Juazeiro do Norte/CG), (Souza/PB), sertão brasileiro e eram comercializados na feira do Capuame, que foi a primeira feira de gado localizada em algum ponto entre os municípios de Camaçari e Dias D’Ávila, no século XVII até o início do sec. XIX, e até exportado no porto de Salvador.
Estação de trem construída no local onde funcionou a Feira de Catuame/Dias D’Ávila. 
Foto de Benjamim Mudlock, 1861.
Fonte: http://blogs.ibahia.com/a/blogs/memoriasdabahia
O bairro da Liberdade em Salvador, era denominado Estrada das Boiadas, em 1823, os brasileiros vencendo a guerra da independência da Bahia, ali marcharam vitoriosos, então a velha estrada, ganhou o nome de “Estrada da Liberdade”, que já foi o bairro mais populoso de Salvador é representativo da cultura negra e que o fez ser considerado pelo ministro da cultura, como território nacional de cultura afro-brasileira. O povoamento da Liberdade se deu logo da abolição da escravatura, com a ida dos negros libertos e ex-escravos para o local. A Fazenda Grande do Retiro, é um morro, segundo os historiadores, sua origem vem de uma grande fazenda, além desta, outros proprietários possuíam fazendas na localidade, que se iniciava na Rua Melo Morais Filho e terminava na Avenida General San Martin. O bairro do Curuzu, fica situado entre a Liberdade e a Avenida General San Martin, sua história se relaciona com a do bairro da Liberdade.  Naquele bairro do Curuzu   no século XIX, a vegetação era abundante, inicialmente foi se constituindo com poucas casas, mostrando-se numa paisagem de roça, amplas extensões de terra e possui uma forte ligação com a cultura afro-brasileira. O Largo do Retiro, tem uma ligação com a Avenida General San Martin, e o Largo do Tanque, que também fica situado naquelas proximidades.

Um comentário: